A European Food Safety Authority (EFSA) é fundamental na avaliação de riscos da União Europeia (UE) com relação à segurança alimentar e dos alimentos. Em estreita colaboração com as autoridades nacionais e em consulta aberta com suas partes interessadas, a EFSA oferece aconselhamento científico independente e uma comunicação clara sobre riscos existentes e emergentes.
2011 DECLARAÇÃO DA EFSA: Avaliação revisada da exposição de glicosídeos de esteviol para as utilizações propostas como um aditivo alimentarConsiderando-se os dados de toxicidade disponíveis (in vitro e in vivo em estudos com animais e alguns estudos de tolerância humana), o painel do EFSA para Aditivos Alimentares e Fontes de Nutrientes Adicionados aos Alimentos concluiu que glicosídeos de esteviol (compreendendo pelo menos 95% dos seguintes glicosídeos de esteviol: esteviosídeo, rebaudiosídeos A, B, C, D, E e F, esteviolbiosídeo, rubusosídeo e dulcosídeo A) não são cancerígenos, genotóxicos, nem associados a qualquer toxicidade reprodutiva ou relacionada ao processo de desenvolvimento. O painel estabeleceu uma IDA para glicosídeos de esteviol, expressa em equivalentes de esteviol, de 4 mg/kg de peso corporal/dia, com base na aplicação de um fator de incerteza de 100 vezes para o NOAEL, no estudo que durou 2 anos, sobre carcinogênese em ratos, com 2,5% de esteviosídeo na dieta. Isso é igual a 967 mg de esteviosídeo/kg de peso corporal/dia (correspondendo a aproximadamente 388 mg de equivalentes de esteviol/kg de peso corporal/dia).
Abril 2010 EFSA avalia a segurança de glicosídeos de esteviol
Março de 2010 Opinião científica sobre a segurança dos glicosídeos de esteviol para as utilizações propostas como aditivo alimentar