Article Vedette
 Perguntas Top 10 feitas por nosso leitores ao Global Stevia Institute  Estamos conversando com profissionais da saúde do mundo todo para garantir que você tenha informações que precisa saber sobre a stevia baseadas em estudos e pesquisas atuais. Aqui respondemos as perguntas Top 10 feitas por nosso leitores ao Global Stevia Institute. Tanto para os médicos que trabalham com pacientes interessados em perder calorias e seguir um estilo de vida mais saudável ou para um consumidor curioso interessado em saber mais sobre a stevia natural de zero caloria, essa sessão de perguntas e respostas aborda as informações mais importantes sobre a stevia e seu uso. Por favor, continue enviando suas perguntas sobre a stevia!
1.  Como a stevia é produzida?
O processo de produção de stevia utiliza os métodos de extração de plantas tradicionais. Primeiro as folhas de stevia passam por uma secagem e depois passam por imersão, como no chá. Posteriormente o extrato da planta é filtrado para separar os glicosídeos de esteviol doces do líquido e da biomassa da planta. O extrato de stevia pode ser então purificado para um extrato que contenha um ou mais glicosídeos de esteviol por meio de processos de purificação adicionais. Os glicosídeos de esteviol continuam intactos conforme encontrados na folha da stevia durante todo o processo.
2.  Por que a stevia é extraída e purificada? O processo de extração da água permite que os componentes doces da folha de stevia, chamados de glicosídeos de esteviol sejam removidos da planta. Extrair e purificar os glicosídeos de esteviol da stevia, permite que os produtores de stevia reduzam as notas de falha de sabor de outros compostos que ocorrem naturalmente na planta e assim pode-se produzir um gosto mais puro, um extrato de stevia mais parecido com o açúcar.
3.  Como os ingredientes da stevia encontrados em alimentos e bebidas atualmente se diferenciam de extratos de stevia mais antigos? Geralmente, os ingredientes de stevia encontrados na maior parte dos alimentos e bebidas atuais possuem extratos de stevia de alta pureza. Os extratos de stevia de alta pureza ficam especificados como extratos de stevia que possuem 95% ou mais de teor de glicosídeo de esteviol. Extratos de alta pureza possuem um gosto mais puro, mais parecido com o açúcar do que outros extratos de stevia encontrados anteriormente, e são aprovados para uso em alimentos e bebidas pelas grandes autoridades reguladoras.
4.  Onde posso encontrar a stevia? Hoje em dia a stevia está disponível para os consumidores de várias formas. Às vezes, é o único adoçante no produto e às vezes está misturada com outros adoçantes. Geralmente está misturada com o açúcar em produtos com menos calorias. Stevia pode ser encontrada em centenas de produtos no mundo todo, incluindo chás adoçados com stevia, refrigerantes, sucos, iogurtes, leite de soja, granola e barrinhas de cereais, e alimentos assados. A stevia também pode ser encontrada em lanches naturais, cereais, molhos para salada, bebidas alcoólicas, gomas de mascar, compotas e geleias de frutas, confeitos e como adoçante de mesa.
5.  Como os glicosídeos de esteviol são metabolizados pelo corpo? Amplamente responsável pela segurança da stevia e por seu status de não-calórico é o fato de que os glicosídeos de esteviol são pouco absorvidos pelo corpo. Os glicosídeos de esteviol são principalmente digeridos por bactérias intestinais do intestino grosso. Por meio de uma série de processos digestórios eles são quebrados até um composto chamado de glicuronídeo de esteviol. O glicuronídeo de esteviol é então expelido pelo corpo na urina. A pesquisa também mostra que não há acúmulo de stevia (ou qualquer componente ou produto de stevia) no corpo e que ela passa pelo corpo praticamente por completo. 1
6.  Qual é a diferença entre Reb A e extrato de stevia? O extrato de stevia contém um ou mais glicosídeos de esteviol, que são os componentes doces da planta stevia. Glicosídeos de esteviol ocorrem naturalmente em diferentes concentrações na planta stevia. Os glicosídeos compartilham o mesmo núcleo molecular esteviol, mas diferem no número de arranjos de moléculas de glicose anexadas ao núcleo. Devido a essa distinção, os glicosídeos de esteviol podem diferir em gosto e doçura. Reb A ( Rebaudiosídeo A) é um dos mais doces e abundantes glicosídeos de esteviol na folha de stevia, e é comumente usado para adoçar alimentos e bebidas.
7.  A stevia possui algum benefício funcional, ex. efeitos colaterais no corpo como reduzir a taxa de glicose do sangue ou a pressão sanguínea? O benefício comprovado de adicionar stevia à dieta é a sua capacidade de fornecer um gosto doce sem calorias. Mais de 200 estudos, analisados pelas grandes agências reguladoras incluindo a Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives (JECFA) e a European Food Safety Authority (EFSA) atestam a segurança da stevia e sua ausência de efeitos colaterais. Mais especificamente, numa avaliação científica de 2010, a EFSA declarou que  a stevia não tinha efeito na regulação de glicose do sangue (homeostase da glicose) ou na pressão sanguínea em pessoas com tolerância normal à glicose e em pessoas com diabete tipo-2, quando administradas doses únicas diárias de 1000 mg de glicosídeos de esteviol (97% de Rebaudiosídeo A) por pessoa.  Estudos a longo prazo também não mostraram efeito na homeostase da glicose ou pressão sanguínea. Um estudo de 16 semanas com uso repetidas vezes de stevia de 1000 mg de rebaudiosídeo A/pessoa/dia demonstrou que não houve mudança na homeostase da glicose em pessoas com diabete tipo 2. Em um estudo de quatro semanas com a mesa dosagem, não houve mudanças significativas na pressão sanguínea em pessoas com pressão sanguínea normal e sistólica baixa. 1
8.  A stevia é segura para mulheres grávidas e crianças? Sim. Após analisarem vários estudos, as grandes autoridades reguladoras incluindo JECFA, EFSA e a US Food and Drug Administration (FDA), além da Food Safety Australia e New Zealand (FSANZ) determinaram que a stevia é segura para a população em geral, incluindo mulheres grávidas e crianças, quando consumida dentro dos níveis recomendados. 2 (Veja a pergunta sobre IDA para mais informações.)
9.  A stevia é segura para pessoas com diabete? Sim, a stevia é segura para crianças e adultos com diabete. 1 A stevia é um adoçante natural com zero caloria, e não possui nenhum efeito significativo nos níveis de glicose do sangue, assim como não possui carboidratos e tem efeito zero na taxa glicêmica. O aspecto mais importante quando se lida com a diabete é controlar os níveis de açúcar no sangue, o que pode se fazer administrando-se os índices de carboidratos da dieta alimentar e monitorando a glicose do sangue. A stevia permite que pessoas com diabete aproveitem o gosto do açúcar com segurança. A stevia é às vezes usada com outros adoçantes naturais como o açúcar ou em produtos que contêm carboidratos, então é importante checar os rótulos dos alimentos e bebidas.
10.  Por que a stevia possui uma taxa de Ingestão Diária Aceitável se ela é segura? O Joint Expert Committee on Food Additives (JECFA) define a taxa de Ingestão Diária Aceitável para suplementos alimentares que são aprovados e considerados seguros para uso geral em alimentos e bebidas. A IDA serve como uma margem de segurança  e é definida como  a quantia de um suplemento alimentar, tendo como base o peso corporal, que pode ser ingerida diariamente sem risco à saúde.
JECFA avaliou a segurança de stevia e determinou uma Ingestão Diária Aceitável (IDA) expressa em equivalentes de esteviol de 4 mg/kg/dia durante a vida toda. 2 Isso é igual a aproximadamente 12 mg de extratos de stevia de alta pureza por kg de peso corporal, por dia. A IDA foi definida após a análise de muitos estudos científicos, incluindo aqueles que demonstraram que, a dose diária de glicosídeos de esteviol de até 1.000 mg/pessoa/dia é bem tolerada por pessoas com metabolismo de glicose normal e pessoas com diabete tipo 2. Fabricantes de alimentos e bebidas usam a IDA para orientá-los no uso da stevia como um ingrediente em produtos, de acordo com a regulamentação.
 
  1. Opinião Científica quanto à segurança dos glicosídeos de esteviol para os usos propostos como suplemento alimentar no Painel sobre Suplementos Alimentares e Fontes de Nutrientes adicionados aos Alimentos da European Food Safety Authority (EFSA), (ANS) European Food Safety Authority (EFSA), Parma, Itália, 2010. (47)
  2. A Avaliação de Segurança sobre Determinados Suplementos Alimentares pela 69º Reunião do Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives (JECFA), 2.2.5 Toxicidade Reprodutiva
  
Novas tendências sobre a estévia
 
 O uso da stevia em alimentos e bebidas está ganhando popularidade por grandes regiões do mundo todo. Lançamentos dos últimos doze meses demonstram que o número de produtos adoçados com stevia em novos mercados como a Europa, alavancou o lançamento da stevia globalmente e esta região está se aproximando do número de produtos lançados na América do Norte. (Fonte: Datamonitor, Julho 2012)