A stevia é um adoçante de origem natural, sem calorias, que tem sido utilizado como substituto do açúcar natural e como ingrediente aromático por centenas de anos. A stevia é um extrato vegetal natural originado das folhas da planta stevia.
Stevia is native to South America where is was first used as a natural sugar substitute hundreds of years ago.
Campo de stevia. A stevia é nativa da América do Sul, onde foi usada pela primeira vez como um substituto natural do açúcar há centenas de anos.

Origens da stevia

A planta stevia é nativa da América do Sul. Ela começou a ser consumida há mais de 200 anos, na América do Sul, onde os povos indígenas usavam as folhas da planta para adoçar bebidas ou para mastigá-las, devido a seu sabor doce. Tradicionalmente, as folhas da planta (frequentemente chamadas de “erva doce”) eram secas e utilizadas para adoçar mate, chás e medicamentos.A planta stevia foi registrada cientificamente pela primeira vez em 1899 como Eupatorium rebaudianum por Moises Santiago de Bertoni, no Paraguai. Em 1905, foi renomeada como Stevia rebaudiana , um membro da família do girassol (Asteraceae).
Fresh Stevia Rebaudiana and sugar in a spoon
Stevia na colher. A stevia pode ser 400 vezes mais doce que o açúcar. Os componentes doces da planta de stevia podem ser encontrados na folha de stevia.
A stevia foi adotada comercialmente como adoçante pela primeira vez no Japão na década de 1970 , onde ainda hoje é um ingrediente apreciado. A stevia é cultivada principalmente no Paraguai, Quênia, China e Estados Unidos, além de muitas outras partes do mundo, inclusive no Vietnã, Brasil, Índia, Argentina e Colômbia.

A doçura da stevia

Os componentes do sabor doce de stevia são chamados glicosídeos de esteviol, que estão naturalmente presentes na folha da stevia. Há muitos glicosídeos de esteviol presentes na folha, mas 11 glicosídeos de esteviol estão normalmente em foco, devido à sua abundância.10 Cada glicosídeo de esteviol tem um perfil de sabor e uma intensidade de doçura específicos. Extratos purificados de folhas de stevia podem conter um glicosídeo de esteviol ou vários glicosídeos diferentes, que podem ser até 400 vezes mais doces que o açúcar.

Produção de stevia

kp-stevia-PTBR-Natural_HighresGlicosídeos de esteviol são extraídos das folhas filtradas e purificadas de stevia. Esse processo é semelhante à forma pela qual outros ingredientes de plantas, tais como o açúcar, são obtidos. As moléculas doces na planta stevia são extraídas por maceração, em água, das folhas secas (como o chá) e, em seguida, os glicosídeos de esteviol de melhor sabor são separados e purificados.As etapas do processo de extração incluem: o esmagamento das folhas, a extração com água, a filtragem e a separação do material líquido da planta, em seguida a purificação do extrato com água ou com álcool de grau alimentar, seguido-se a secagem, para se obter uma elevada pureza do extrato da folha de stevia. Em alguns casos, também podem ser utilizados outros processos.Após o processo de extração e purificação, os glicosídeos de esteviol são iguais àqueles encontrados nas folhas de stevia. Esse processo de extração e purificação dá ao extrato purificado da folha de stevia um sabor mais nítido e mais parecido com açúcar do que os extratos brutos de stevia. Estes podem conter componentes da planta que agregam sabores adicionais, não tendo, assim, um gosto puramente doce. A purificação também é necessária para satisfazer às normas de segurança para o uso em alimentos e bebidas.A doçura de aproximadamente três folhas de stevia pode substituir a doçura do açúcar em uma lata de refrigerante carbonatado com redução de açúcar de 25% (12 oz ou 330 mL).

Extrato de folha de stevia purificado

O extrato de stevia de alta pureza é definido como contendo 95% ou mais de glicosídeo de esteviol e é frequentemente apresentado como stevia, glicosídeos de esteviol, extratos de stevia, extrato de folhas de stevia purificado, stevia de alta pureza ou rebiana. Apenas extratos de stevia de alta pureza que cumprem essa especificação são aprovados pelos principais órgãos reguladores, incluindo o FAO/WHO Expert Committee on Food Additives (JECFA) e Codex Alimentarius (Codex), para uso em alimentos e bebidas. A stevia pode ser encontrada em milhares de produtos alimentícios e bebidas em todo o mundo, inclusive em chás, refrigerantes, sucos, águas, leites aromatizados, iogurtes, pães, cereais, molhos para salada, molhos, doces e como adoçante de mesa.