Agricultura da stevia

A stevia é uma planta subtropical que requer altas temperaturas com o mínimo de geada, chuva adequada e muito sol. O gênero da planta da stevia inclui mais de 100 espécies, mas a espécie com as folhas mais doces é a da Stevia rebaudiana Bertoni. A stevia é cultivada em todo o mundo, mas principalmente na China, Paraguai, Quênia e Estados Unidos. O cultivo da stevia está aumentando em muitas outras partes do mundo, incluindo Argentina, Colômbia, Índia, Vietnã e Brasil.Kenya Stevia Close-Up smallA stevia é conhecida como uma planta resistente e saudável e, muitas vezes, é uma cultura rentável para pequenas comunidades agrícolas independentes. Dependendo da região, ela pode ser colhida várias vezes por ano e requer poucas áreas de terra para o seu cultivo. Os produtores de stevia utilizam técnicas convencionais de cultura para aumentar os compostos doces encontrados nas folhas da planta. As plantas de stevia não são organismos geneticamente modificados (não OGM).A agricultura da stevia proporciona uma cultura rentável para milhares de agricultores independentes, de diferentes escalas, na Ásia, América do Sul e África. A stevia não está substituindo culturas alimentares, mas está sendo cultivada especialmente para fins comerciais em menores lotes de terra, além das outras culturas alimentares, como renda adicional. No Paraguai, por exemplo, a stevia tem sido cultivada há centenas de anos, mas agora está se tornando uma colheita para fins comerciais, sustentável e rentável, para suas comunidades agrícolas.Como a stevia é extremamente doce, ela normalmente requer apenas um quinto da terra e muito menos água para fornecer o mesmo grau de doçura que outros adoçantes tradicionais, tais como o açúcar. No Quênia, por exemplo, a stevia é tipicamente cultivada em apenas um terço da terra, enquanto o resto da terra é utilizado para outras culturas, mantendo a diversidade agrícola e a diversificação da renda dos agricultores, um componente importante da sustentabilidade e de ecossistemas saudáveis.
Paraguay Stevia Farmer 2
Fazenda de stevia no Paraguai. A stevia é nativa da América do Sul, onde era, tradicionalmente, usada como uma erva doce séculos atrás. Hoje, a stevia está sendo cultivada principalmente no Paraguai, Quênia, China e Estados Unidos. O cultivo da stevia está aumentando em outras partes do mundo, inclusive na Argentina, Brasil, Colômbia , Índia e Vietnã.
A agricultura da stevia proporciona uma cultura rentável para milhares de agricultores independentes, de diferentes escalas, na Ásia, América do Sul e África. A stevia não está substituindo culturas alimentares, mas está sendo cultivada especialmente para fins comerciais em menores lotes de terra, além das outras culturas alimentares, como renda adicional. No Paraguai, por exemplo, a stevia tem sido cultivada há centenas de anos, mas agora está se tornando uma colheita para fins comerciais, sustentável e rentável, para suas comunidades agrícolas.Stevia is native to South America, where it was traditionally used as a sweet herb centuries ago.  Today stevia is mostly grown in Paraguay, Kenya, China, and the United States.  Stevia cultivation is increasing in other parts of the world, including Argentina, Brazil, Columbia, India, and Vietnam.Since stevia is intensely sweet, it typically requires only a fifth of the land and much less water to provide the same amount of sweetness as other mainstream sweeteners like sugar.  For example in Kenya, stevia is typically grown only on a third of the land, with the rest of the land being devoted to other crops, maintaining agricultural diversity and diversification of farmers income, an important component of sustainability and healthy ecosystems.

Kenyan Woman with Stevia Plant

Sustentabilidade da stevia

O excelente sabor da stevia e sua doçura com zero caloria não só podem ser parte de uma dieta saudável, mas também parte de uma dieta mais ecológica. Vários aspectos das vantagens ambientais da stevia podem estar ligados à sua doçura natural de alta intensidade. Os componentes doces da stevia, os glicosídeos de esteviol, podem ser até 400 vezes mais doces do que os do açúcar, e, portanto, menos stevia precisa ser usada para adoçar alimentos e bebidas. Esse alto nível de doçura pode significar maior eficiência e menor impacto ambiental na produção do adoçante de stevia, desde o cultivo até o ingrediente final.1imgpreview-14A stevia requer menos terra, água e energia para produzir a mesma quantidade de doçura encontrada em outros adoçantes naturais. Estudos recentes demonstraram que os adoçantes à base de stevia podem ter um menor impacto ambiental do que os outros adoçantes de origem natural.  Em um estudo de pegada de carbono de 2013, a pegada de carbono de vários ingredientes de stevia mostrou ser 79% mais baixa do que a de xarope de milho de alta frutose (HFCS) , 55% mais baixa do que a do açúcar de beterraba e 29% mais baixa do que a do açúcar de cana, baseando-se em padrões industriais.2 A pegada de consumo de água do cultivo ao adoçante (água azul e verde3) de adoçantes de stevia demonstrou ser 96% menor do que a de açúcar de cana, 94% menor do que a de HFCS e 92% menor do que a de açúcar de beterraba, de acordo com índices de referência de domínio público sobre águas, com a mesma equivalência de doçura.4 Visto que adoçantes naturais são as principais fontes de doçura para alimentos e bebidas, o uso da stevia como um ingrediente adoçante pode ajudar a reduzir os impactos de carbono e de água citados acima.Ao escolher a doçura natural da stevia, os consumidores podem ajudar a população a manter uma dieta saudável e ecológica, e isso é algo do qual os consumidores, profissionais da área de saúde e produtores de alimentos podem realmente se orgulhar.
REFERÊNCIAS

1, 2.   Carbon Footprint, Water Footprint for stevia sweeteners reported in  PureCircle 2020 Sustainability Goals, accessed August 2013 3.  As defined by the Water Footprint Network, green water is the precipitation on land that does not run off or recharge the groundwater but is stored in the soil or temporarily stays on top of the soil or vegetation. Eventually, this part of precipitation evaporates or transpires through plants. Blue water is the fresh surface and groundwater that can be found in freshwater lakes, rivers and aquifers.  Water Footprint Network Glossary, accessed September 2013 4.   Carbon Footprint, Water Footprint for stevia sweeteners reported in  PureCircle 2020 Sustainability Goals, accessed August 2013