Stevia leaf in petri dish

Segurança da stevia

A stevia, como ingrediente adoçante em alimentos e bebidas, oferece os benefícios de zero caloria, sendo, ao mesmo tempo, de origem natural. A segurança do extrato de alta pureza da folha de stevia para o consumo humano foi estabelecida por meio de mais de 200 estudos revisados por especialistas. Todos os principais órgãos reguladores mundiais, inclusive o Food and Agriculture Organization/World Health Organization’s Joint Expert Committee on Food Additive (JECFA), a European Food Safety Authority (EFSA), a Food and Drug Administration (FDA) e a Food Standards Australia New Zealand (FSANZ), determinaram que o extrato de alta pureza da folha de stevia é seguro para consumo por toda a família.

Estrutura e metabolismo da stevia

Os componentes doces dentro de folhas de stevia são um grupo de compostos chamados glicosídeos de esteviol, que compartilham uma espinha dorsal de esteviol. Os glicosídeos de esteviol não são absorvidos no estômago nem no intestino delgado, o que é, em grande parte, responsável pela segurança da stevia e pelo impacto de zero caloria. No intestino grosso, os glicosídeos de esteviol são transformados em esteviol pelas bactérias intestinais. O esteviol é metabolizado pelo fígado e removido do corpo como glucoronida de esteviol, por meio da urina. A pesquisa também mostra que não há acúmulo da stevia (ou de qualquer componente ou subproduto da stevia) no corpo.

index

Ingestão diária aceitável

A Ingestão Diária Aceitável (IDA) é a quantidade de uma substância que as pessoas podem consumir em alimentos ou bebidas, diariamente, durante toda a sua vida, sem qualquer risco para a saúde. As principais autoridades revisaram mais de 200 estudos de especialistas que atestam a segurança da stevia. Com base nessas evidências, elas estabeleceram uma IDA, que se aplica a todos os grupos de consumidores. A IDA foi definida para os glicosídeos de esteviol (os componentes doces extraídos da folha da stevia) e é representada como equivalentes de esteviol de 4 mg/kg de peso corporal por dia. Isso equivale a cerca de 12 mg de extratos de stevia de alta pureza/kg de peso corporal por dia.A IDA foi definida por meio da revisão de muitos estudos de pesquisa, inclusive aqueles que demonstram que doses diárias de glicosídeos de esteviol de até 1.000 mg/pessoa/dia foram bem toleradas por pessoas com metabolismo de glicose normal e por pessoas com diabetes tipo 2. Numerosos estudos toxicológicos foram realizados em glicosídeos de esteviol, que levaram ao estabelecimento de uma IDA de 4 mg/kg para glicosídeos de esteviol de alta pureza (>95%). Essa IDA foi estabelecida usando um fator de segurança de 100, o que inclui um fator de dez vezes para considerar possíveis diferenças entre os seres humanos e espécies animais usados em testes toxicológicos, e um fator de dez vezes para considerar as diferenças potenciais na população humana, tais como entre crianças e adultos. Assim, qualquer aumento da suscetibilidade potencial das crianças aos glicosídeos de esteviol, em comparação com os adultos, foi considerado no estabelecimento da IDA.Para colocar em perspectiva a IDA para glicosídeos de estévia de alta pureza, uma pessoa de 70 kg (150 libras) precisaria consumir cerca de 40 pacotes de adoçante de mesa de stevia por dia, durante o resto de sua vida, para alcançar a IDA.
Stevia leaves
Folhas de stevia. O extrato de stevia bruto e a folha inteira de stevia não têm a mesma aprovação regulamentar para uso em alimentos e bebidas do extrato de stevia de alta pureza.
A folha inteira da stevia e o extrato bruto não são iguais ao extrato da folha da stevia de alta purezaO extrato de stevia bruto e as folhas inteiras da planta stevia não têm a mesma aprovação regulamentar do extrato purificado da folha de stevia. Tradicionalmente, as folhas de stevia eram secas e usadas para adoçar chás e medicamentos. Hoje em dia, os extratos brutos de stevia são frequentemente vendidos como suplementos alimentares em alguns países, mas é importante notar que apenas o extrato de alta pureza da folha da stevia foi avaliado e aprovado pelas principais agências reguladoras do mundo para uso como ingrediente em alimentos e bebidas.Para uma análise mais profunda de segurança da stevia, consulte o parecer científico da Autoridade Europeia para a Segurança de Alimentos sobre a segurança dos glicosídeos de esteviol para as utilizações propostas como aditivo alimentar (EFSA Journal 2010;8(4):1537).  safety_chart_portuguese
REFERÊNCIAS

1. EFSA Panel on Food Additives and Nutrient Sources, Food (ANS)European Food Safety Authority (EFSA), Parma, Italy, 2010 2. Safety Evaluation on Certain Food Additives Prepared by 69th Meeting of Joint FAO / WHOExpert Committee on Food Additives (JECFA), 2.2.5